A Tv Pelourinho resgata cidadania gravando e produzindo o documentário: Onjé Darugbô.

A culinária ancestral dos povos de terreiros é tema de documentário que foi lançado no dia 24 de maio, no Palácio Rio Branco, em Salvador, com o título ‘Onjé – Darugbô’ . A obra é fruto da parceria entre a Associação Civil Filhos de Bárbara e o Governo da Bahia, por meio das Secretarias de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), representada no evento pelo coordenador de Políticas para Comunidades Tradicionais, Ailton Ferreira, e da Cultura (Secult).

Também foi relançado, na solenidade, o CD ‘Salmos dos Orixás’, projeto da ONG Ação pela Cidadania que foi contemplado no edital do Novembro Negro 2014, da Sepromi, na modalidade Registro e Memória. O produto contém 12 faixas, com fundo musical percussivo, narrações e cânticos relacionados aos orixás, e resulta de pesquisas em terreiros e entrevistas com anciãos, ogãs e babalorixás sobre histórias e situações vivenciadas por essas pessoas.

“ONJÉ DARUGBÔ” (“Refeições Antigas”), uma produção audiovisual da Produtora: TV Pelourinho, que surgiu na necessidade de se registrar a arte de culinária ancestral da Bahia que vem se perdendo, ação que reforça as ações afirmativas de cidadania, dignidade, respeito às religiões, inclusive as de matrizes africanas.

O documentário mostra casas de candomblé e de católicos fervorosos experimentando o tempero que só o baiano tem!

Ao longo da narrativa serão apresentados personagens que irão revelar os mistérios de 12 pratos tradicionais da cultura popular: a Feijoada, o Mungunzá, Carne seca com pirão, Roupa Velha, Xinxim de Bofe, Quiabada, Farofa d’agua, Moqueca de ovo, Rabada, Sarapatel, Efó, Galinha ao Molho Pardo e evidenciando suas heranças históricas.

O Lançamento do documentário ocorreu no final do mês de abril.