Redes Sociais

Lazaro Ramos conta detalhes de sua infância no bairro da...

Em entrevista a apresentadora Cristiana Fernandes, Lazaro contou um pouco sobre...

Zumbido no ouvido atinge cerca de 28 milhões de brasileiros

Um aparelho de som na palma da mão faz parte da vida de todo mundo. Junto a...

Falta de doadores pode comprometer estoque de sangue do...

Durante a estação mais quente do ano, existe uma redução considerável para...

Salvador recebe debate sobre cultura do estupro

O evento que acontece no Centro Cultural de Plataforma, em Salvador, tem...

Projeto Gente Arteira oferece oficina gratuita de Criação e Arte-Poesia

 

Entre os dias 29 e 30 de setembro (quinta e sexta-feira), das 14h às 16h, acontece a Oficina de Criação e Arte-Poesia, o evento é gratuido e será ministrada pelo poeta baiano Ruy Espinheira Filho. A oficina objetiva abordar a gênese da produção artística na poesia, através da explanação do tema segundo visões de renomados autores e do contato direto com o público participante.

O workshop, idealizado pelo próprio Ruy Espinheira Filho e executado pelo projeto Gente Arteira, da CAIXA Cultural, contemplará 40 pessoas. Com inscrições gratuitas abertas a partir do dia 24 de setembro (sábado), os interessados podem se inscrever presencialmente, na recepção da própria CAIXA Cultural Salvador, localizada na Rua Carlos Gomes, 57, Centro. O critério de seleção será o da ordem dos inscritos.

 

 

 

Teoria e prática em poesia:

Durante dois dias de encontro, Espinheira conduzirá os participantes no processo de criação e arte-poesia, através da abordagem teórica do tema. Para iniciar a atividade, será feito um debate sobre a arte e seu caráter útil e real. Ainda no primeiro momento, serão discutidos temas relevantes, como a prática literária nas universidades, as dificuldades enfrentadas pelo poeta nordestino e o processo de criação segundo vários poetas, como Osman Lins, Manuel Bandeira, Mario Quintana e Jorge Luis Borges, entre outros.

 

No segundo dia de atividades, será a vez de enfrentar problemas, como a dicotomia entre a técnica e o verso-livre e o poema e a letra de música. Os participantes ainda serão desafiados a debater sobre o que é fazer poesia e como fazê-la. Os debates também passarão pela arte e engajamento de João Guimarães Rosa e a perspectiva do leitor comum, pela ótica de Samuel Johnson e Virginia Woolf. Esse momento ainda guarda espaço para leitura de diversos autores baianos, como Florisvaldo Mattos, Myriam Fraga, Antonio Brasileiro e Affonso Manta. Durante toda a oficina, a platéia poderá interagir com o poeta.

SERVIÇO:

Oficina de Criação e Arte-Poesia – com Ruy Espinheira Filho

Data: 29 e 30 de setembro (quinta e sexta-feira)

Horário: das 14h às 16h

Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador (BA)

Participação gratuita

Inscrições: presenciais, abertas a partir do dia 24 de setembro (sábado), na recepção da CAIXA Cultural Salvador.

Informações: (71) 3421-4200

Classificação indicativa: não recomendado a menores de 16 anos.